segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DIU de cobre - relato

Bem, no post passado eu disse que após parar a pílula eu optei pelo DIU de cobre como método contraceptivo. Escolhi ele por duas razões: não conter hormônios, e ter alto índice de eficácia (comparável a pílula mas com uma eficácia maior pelo uso perfeito não depender da gente, que a pílula rola de esquecer né... http://www.minhavida.com.br/saude/materias/15190-estudo-sugere-que-diu-pode-ser-mais-eficaz-que-pilula-anticoncepcional).
Achei prático, mas primeiro conversei com o meu médico já que ainda existe muito tabu do tipo: mulheres sem filhos não podem colocar, pode causar mais infecções, pode perfurar o útero ou até mesmo, é abortivo.
Primeiro, mulheres sem filhos podem usar sim, o que acontece é que talvez o útero possa ser menor do que o indicado pra botar o diu, isso seu médico pode te dizer, e mesmo assim existe um diu menor, que consegue ser colocado na maioria das meninas. O meu foi o normal mesmo, e eu não tenho filhos.
Segundo, ele realmente pode causar mais infecções, mas isso depende de alguns outros fatores como número de parceiros e se você já tinha uma infecção. Por isso o diu de cobre não é indicado para quem tem muitos (ou mais de um) parceiros. Se você já tem uma infecção quando insere o diu, ele pode ser usado pelas bactérias como fonte de colonização (por isso é importante fazer o preventivo antes de colocá-lo, para saber se você está livre de infecções).
Terceiro, quanto a perfuração do útero é algo que realmente pode ocorrer (coloquei pelo plano e quando fui autorizar tive que assinar um termo que estava ciente disso),  mas ocorre por erro médico, então é importante colocar com um médico de confiança. Existem relatos de perfuração depois de inserido, onde o diu se deslocou, mas são raros casos.
Quarto, sobre ser abortivo, é algo que ainda não é bem definido, algumas bulas afirmam que o diu mata os espermatozóides através da liberação de cobre, mas também pode impedir a nidação (que é a fixação do óvulo já fecundado no útero.), pra muitas religiões depois da fecundação já há vida, mas cientificamente é impossível determinar já que muitas vezes o óvulo é fecundado e descartado pelo próprio corpo e não é considerado aborto, já que não é perceptível. Porém se você acredita nisso, seria bom avaliar se é um bom método para você.
 Bem, além desses "mitos e tabus" têm os efeitos colaterais que estão em todas as bulas e são divulgados por todos os médicos: pode ocorrer aumento do fluxo e cólicas. Pra mim isso não me assustou, já que nunca tive cólicas e meu fluxo sempre foi tranquilo. Mas adianto que meu fluxo agora aumentou consideravelmente no segundo e terceiro dia, e nos dois primeiros meses minha menstruação ainda aumentou um dia (passando de 4 dias para 5 dias, mas a partir do terceiro mês com o DIU ela voltou pros 4 dias de costume). Quanto às cólicas eu nunca tinha tido mesmo, no primeiro mês pós diu tive umas cólicas que iam e voltavam sem nem estar menstruada, teve um dia que eu realmente pensei (é isso aqui dói), mas depois do primeiro mês tenho apenas umas beeem leves durante a menstruação mesmo, nada que me incomode... O ruim é que não tem como determinar quem terá e quem não terá esse aumento de cólicas, só colocando mesmo para saber. Porém a maioria dos relatos são de que depois dos três primeiros meses as cólicas diminuem.

Sabendo disso tudo eu ainda não estava satisfeita, e assim como a pílula tem seus efeitos "ocultos" eu estava certa que o diu tb tinha e pesquisei mais a fundo, foi quando encontrei um grupo no facebook (acho que a criadora é americana) em inglês que reúne mulheres vítimas dos efeitos colaterais do diu de cobre e hormonal. Nesse grupo eu fiquei sabendo dos efeitos que quase ninguém fala, ainda. Que é a intoxicação por cobre. Não existem estudos que relacionem o uso do diu à intoxicação mas pelos relatos das meninas pude traçar certos sintomas como: distúrbios emocionais, depressão, nervosismo, irritabilidade e aumento de peso. Todas afirmam que nenhum médico relaciona o uso do diu com esses sintomas, principalmente o de cobre por ser não hormonal e etc. Mas existem vários relatos de que os sintomas sumiram após a remoção do diu. Então eu acredito que o diu possa causar intoxicação sim, quanto tempo demorou para que tivéssemos estudos confiáveis que mostrassem os reais efeitos colaterais da pílula? Então isso pesou também pra mim na hora de escolher.

Dito tudo isso eu ainda sim optei pelo diu de cobre, simplesmente porque eu não queria mais hormônios e cerquei por todos os lados que pude de não dar errado a inserção do diu. Meu médico me apoiou e esclareceu alguns pontos que não estavam claros pra mim. Ele recomendou colocar durante a menstruação porque é quando o colo do útero está mais aberto, então fica mais fácil de colocar e disse que é importante monitorar se o diu está no lugar certo com ultrassons transvaginais, a primeira sete dias após a colocação, e depois a cada seis meses. Eu fiz uma após os sete dias, e uma depois da primeira menstruação porque cismei que as cordinhas do diu estavam maiores e achei que tinha expelido, mas no fim estava tudo certo.
Ele também disse que podemos fazer o auto exame que consiste em verificar as cordinhas do diu que ficam pro lado de fora do cólo do útero (para sentir basta inserir o dedo na vagina em direção ao colo, no início eu sentia as cordinhas com muita dificuldade, agora encontro facilmente).

COLOCAÇÃO

Vou contar minha experiência com a inserção que foi sem anestesia no 3 dia da menstruação, como eu tomava pílula sabia o dia que ficaria menstruada e já marquei certinho.
Comprei o diu (que foi reembolsado pelo plano) e fui ao médico, minha irmã foi comigo e eu achei bom, depois explico o porquê.
Não sou fresca com dor e estava bem tranquila, meu médico me explicou que seriam 4 momentos: 1 - abrir a vagina com o espéculo, 2 - pinçar o cólo do útero, 3 - medir a altura para inserção (importante para não ocorrer a perfuração) e 4 - inserir o diu.
O 1 ocorre toda vez q vamos fazer preventivo, então a maioria está acostumada, para pinçar o colo do útero também não senti dor. Na medição tive uma cólica bem fraca, mais um desconforto, e ele mediu duas vezes para ter certeza se foi certa a medição. Na hora da inserção do diu que foi uma cólica dolorida mas que durou tipo 5 segundos, então logo você esquece.
Levantei normalmente mas me senti mal, quando minha irmã me olhou falou: você está muito branca. O médico mediu minha pressão que estava muito baixa, hahaha o que aconteceu foi que me assustei psicologicamente na hora dele medir onde colocaria o diu e falou: essa parte é importante para eu não colocar errado e não perfurar seu útero. Pronto! na minha mente fiquei pensando que seria ali que teria meu útero perfurado! hahahaha. Esperei um pouco e depois minha pressão normalizou hahaha.

PÓS COLOCAÇÃO

Logo após fiquei sentindo uma cólica bem fraca durante o dia que coloquei, mas no mesmo dia ela passou e já estava como nova. Não tive escape, nem dores diferentes nos dias após a inserção. Tive umas cólicas mais fortes quase um mês depois, que eu desconfio que tenha sido pré menstrual. Mas isso só no primeiro mês mesmo.
O médico recomendou abstinência de 7 dias e se eu fizesse a ultra e estivesse tudo certo após esses sete dias eu já estaria protegida, caso não conseguisse marcar a ultra pra eu usar outros métodos (como camisinha) até ter certeza que estava tudo certo.
Não tive nenhuma infecção após o uso do DIU.

MINHAS CONSIDERAÇÕES

Estou gostando muito do diu, não tive efeitos colaterais a reclamar e ele está cumprindo bem seu papel de contraceptivo (vou fazer 8 meses usando em alguns dias). De quebra alcancei o que pretendia ao abandonar a pílula: me conectar melhor com meu corpo através da percepção do meu ciclo, e conhecer melhor o meu corpo.
Estou estudando atualmente o método billings e sintotermal, não me sinto segura ainda para utilizá-los como método contraceptivo sozinhos, mas acho que seria a melhor forma de contracepção no que se diz a efeitos colaterais para a saúde, pois acho que são os únicos métodos que não têm nenhum.
Num próximo post explico melhor esses métodos.

É isso, quaisquer dúvidas podem me perguntar. Deixo um link aqui sobre DIUs que achei interessante:
http://www.abcdasaude.com.br/ginecologia-e-obstetricia/anticoncepcao-dispositivo-intrauterino-diu

7 comentários:

  1. Querida muito obrigada! Gostei Muito Da Sua Explicação! Confesso que estou enquieta! Estou no terceiro dia de menstruação e nunca menstruei tanto! Fora a cólica que sinto! E bem forte

    ResponderExcluir
  2. Querida muito obrigada! Gostei Muito Da Sua Explicação! Confesso que estou enquieta! Estou no terceiro dia de menstruação e nunca menstruei tanto! Fora a cólica que sinto! E bem forte

    ResponderExcluir
  3. Olá venho sentindo esses sintomas de depressão e estou pensando que pode ser efeito do sou de cobre.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho sentindo sintomas de depressão.
    Nunca tive isso antes de colocar o DIU de cobre. Acredito que possa ter ligação sim.

    ResponderExcluir
  5. Nenhum medico aceita que em algumas mulheres o dIU de cobre pode intoxicar...mas conheço algumas mulheres que tiveram todos os sintomas de intoxicacao por cobre depois de usar o DIU.

    ResponderExcluir
  6. Uso Diu de cobre e já por quase dois anos estou com sintomas depressivos e exaustão. Já realizei inúmeros exames e não tem alteração nenhuma. Todos estão bons. Estou suspeitando que possa ser o Diu de cobre que esteja me causando esses desconfortos. Você poderia por gentileza compartilhar comigo alguma matéria relacionada as queixas das pacientes sobre os sintomas ocultos do diu de cobre?

    ResponderExcluir